Sebastião Salgado morre aos 81 anos; veja repercussão
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada pelo fotógrafo. Sebastião Salgado durante evento em Paris, em 2021
JOEL SAGET / AFP
Artistas e outras personalidades lamentaram nesta sexta-feira (23) a morte de Sebastião Salgado, considerado um dos fotógrafos mais importantes do mundo. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada pelo fotógrafo.
"Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora", diz o texto.
Veja fotos que marcaram a carreira de Sebastião Salgado
Lula faz um minuto de silêncio no Planalto em homenagem a Sebastião Salgado: 'Um dos maiores fotógrafos que o mundo já produziu'
Fernando Haddad (ministro da Fazenda): "Eu perdi um amigo. O Brasil perdeu um dos maiores expoentes da fotografia mundial. A morte de Sebastião Salgado deixa uma lacuna irreparável no jornalismo brasileiro. Descanse em paz, companheiro".
Initial plugin text
Margareth Menezes (ministra da Cultura): "Com imensa tristeza recebo a notícia da partida de Sebastião Salgado. Sua lente capturou a alma do mundo, com olhar humano, poético e profundamente transformador. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos que o admiravam".
Initial plugin text
Rosana Hermann - Jornalista "Sebastião e sua mulher restauraram uma floresta, replantaram 2 milhões de arvores, animais volaram, passaros, tudo. Ele não apenas registrou, mas produziu vida. Grata demais por sua vida e obra"
Academia de Belas Artes de Paris - "Laurent Petitgirard, Secretário Permanente, os membros e correspondentes da Academia de Belas Artes comunicam com profundo pesar o falecimento, nesta sexta-feira, 23 de maio, aos 81 anos, do seu colega Sebastião Salgado".
Initial plugin text
Anielle Franco (ministra da Igualdade Racial do Brasil) - "Hoje perdemos um dos maiores fotógrafos do mundo, de quem temos orgulho por ser brasileiro e por lutar em defesa de nossa terra. Sebastião Salgado, além de ter captado por meio de suas fotos a essência da humanidade e da natureza, teve um papel ativo na preservação do meio ambiente com a fundação do Instituto Terra – criado para restaurar a Mata Atlântica no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Seu legado artístico e ambiental continuará a inspirar gerações em prol de um mundo mais sustentável e igualitário".
Initial plugin text
Ana Maria Braga (apresentadora): "Vá em paz, Sebastião Salagado. Meus sentimentos aos familiares e amigos".
Ana Maria Braga lamenta morte de Sebastião Salgado
Reprodução/Instagram
Bárbara Paz (atriz) - Obrigada maestro Sebastião Salgado! A fotografia é a memória de todos nós. É através dela que o mundo nos vê. Com o preto e branco e todas as gamas de cinza, porém, posso me concentrar na densidade das pessoas, suas atitudes, seus olhares, sem que estes sejam parasitados pela cor. Não podemos ser apenas espectadores da destruição. Precisamos ser agentes de mudança - Sebastião Salgado.
Initial plugin text
Chico Buarque (cantor e compositor)
Initial plugin text
Patrick Witty (editor-chefe de fotografia da Casa Branca): "Descanse em paz, Sebastião Salgado. Lenda".
Initial plugin text
Jean Wyllys (Jornalista) - "Que Sebastião Salgado era um dos melhores e mais prestigiados fotógrafos do mundo não resta dúvida. Seu domínio sobre a técnica se estendeu da câmera analógica à câmera digital (com a qual fez seus últimos trabalhos). Seu controle estético dos contrastes entre preto e branco e luz e sombra só não superou, para mim, o de seu mestre Cartier-Bresson nem o de Tina Modotti. Mas era incrível! Em algumas de suas fotografias, a estetização da miséria e da desgraça humanas me incomodavam muito (um dilema do fotojornalismo). Mas, por isso mesmo, reconheço, nelas, a grande arte. Perdemos um talentoso e empático artistas visual brasileiro de prestígio internacional e que permanecerá como referência para gerações futuras além de deixar uma memória de seu tempo".
Initial plugin text
Rosana Hermann (Jornalista) - "Meu Deus que perda, que trsiteza. Morreu Sebastiao Salgado. Que ser humano incrível, triste demais. Que os céus o recebam com o amor que ele merece. Triste demais".
Initial plugin text
Bruno Gagliasso (ator): "Grande plantador de árvores".
Bruno Gagliasso lamenta morte de Sebastião Salgado
Reprodução/Instagram
Wagner Santisteban (ator): "Que inspire mais humanos que tenham condições a ter terras não só para ganância de querer mais e mais dinheiro, e sim deixar legados, reconstruir e devolver natureza. Além do grande artista que foi".
Wagner Santisteban lamenta morte de Sebastião Salgado
Reprodução/Instagram
Walcyr Carrasco (Autor) - "Descanse em paz! Sebastião Salgado não foi apenas um fotógrafo, ele foi um narrador da humanidade. Com sua lente sensível e poderosa, nos mostrou a beleza, a dor, a resistência e a dignidade dos povos ao redor do planeta. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que foram tocados por sua obra. Obrigado por enxergar o mundo por nós, Sebastião".
Initial plugin text
Maria Cândida (jornalista): "Morre, Sebastião Salgado, aos 81. Fotografo, gênio. Chegou aos limites do planeta para fotografar o cotidiano da forma mais digna, respeitosa, maravilhosa, interessante, artística, indagante q pudemos ver… Seus livros são obra prima, parte da história contada honestamente através das lentes de sua câmera. Rodou 120 países, conviveu com pessoas de todos os níveis, todas as raças, etnias… Em um mundo digital e de tanta imagem em fake news, a morte de um missionário das imagens cruas, reais, honestas deixa muita saudade".
Initial plugin text
Vídeos: Veja momentos da carreira do fotógrafo